Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de março de 2020

O QUE ACONTECERÁ COM AS PESSOAS QUE COMETERAM SUICÍDIO?


A vida é o dom por excelência que recebemos das mãos do Deus criador. Por isso, o caráter da vida é sagrado e o seu direito é inviolável. Assim como ninguém pediu pra nascer ou pelo próprio poder decidiu um dia vir ao mundo, assim também, não temos nenhuma permissão divina ou poder para decidir o término de nossa existência. O suicídio é considerado um auto-assassinato, por isso, viola o mandamento divino, “Não matarás!” (Ex 20.13),  quem atenta contra sua própria vida.
Se o nascer e o morrer pertencem ao Senhor, o que acontecerá com as pessoas que cometeram suicídio? Não existe nenhuma passagem bíblica que trate explicitamente sobre o destino dos suicidas. Assim, é preciso ter muita prudência para não sairmos condenando as pessoas que, por motivos dos quais não temos conhecimento, acabaram ceifando suas próprias vidas. Somente ao Senhor, que conhece as intenções mais profundas do coração do homem, pertencem o julgamento e a salvação.
É evidente que o suicídio é um pecado mortal. Porém, jamais podemos afirmar que não há perdão para ele. Jesus (Mt 12.31) declara que “todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada”, ou seja, o único pecado   imperdoável é  a recusa em confessar Jesus como o Filho de Deus salvador e o não reconhecimento que suas obras são manifestações do Espírito Santo.
Sabemos que homem, após a queda, por natureza é pecador. A força do pecado é tão grande, que pode nos arrastar a fazer o que não queremos. Confessa o apostolo Paulo em Rm 7.19-20: “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que eu não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim”. Uma vez o homem é pecador e não tem nenhum merecimento diante de Deus,  o seu destino eterno, seja de salvação ou perdição, pertence ao Senhor, depende da sua graça.  Ele é onisciente, sabe com certeza absoluta quem será verdadeiramente salvo ou não, por isso, não nos cabe proclamar sentenças condenatórias, pois é possível que, naquele instante dramático, de desespero, silencioso, solitário, a pessoa que atentou contra sua própria vida tenha sido acolhida pela infinita misericórdia de Deus.   
Meu amigo, minha amiga, não se deve perder a esperança da salvação eterna das pessoas que cometeram suicídio. A melhor palavra de conforto para alguém que passa pela dor de ter testemunhando o suicídio de um pai ou mãe, de um irmão, irmã, esposo, esposa, um parente, amigo, conhecido deve ser esta: confie na misericórdia de Deus! . Confie na palavra de Deus através do salmista que diz no Sl 9.9-10: “O SENHOR é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam”.

*********************
Lúcio Rufino Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário