Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de junho de 2018

BÍBLIA X IGREJA

    Existe uma relação intrínseca entre a Bíblia (refiro-me ao escritos do Novo Testamento, pois os livros do Antigo Testamento foram definidos pela tradição judaica) e a Igreja. É um equívoco e uma ingenuidade dos evangélicos quando pensam que a Bíblia surgiu sem a interferência da Igreja, como se a mesma tivesse caído pronta do céu com zíper e tudo. A Bíblia chegou até nós através da mediação da Igreja. Esta, ao longo de sua história, através dos Concílios, def...iniu quais os livros que poderiam fazer parte do Cânon Sagrado, ou seja, da lista dos livros inspirados por Deus e quais não deveriam ser aceitos como revelados. Sem a mediação da Igreja os livros que hoje temos na Bíblia não passariam de obras literárias comuns. Portanto, quem deu o caráter de Livro Sagrado, de Palavra de Deus à Bíblia foi a Igreja.
    No entanto, o fato da Bíblia chegar até nós através da mediação da Igreja, não permite que a mesma tenha uma postura arrogante de colocar-se acima dela. Por uma simples razão. Quando a Igreja confere o caráter sagrado à Bíblia, a mesma passa a ter obrigação de segui-la, pois se trata da Palavra de Deus. Seria uma contradição por parte da Igreja afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus e não procurar obedecê-la. A Igreja que autenticou e determinou que determinados livros fossem considerados sagrados, tem a obrigação primeira de colocar-se como serva da Palavra Escrita (Bíblia) e não acima dela.
    Portanto, da parte da Igreja de tradição evangélica falta a honestidade intelectual e aceitação dos fatos históricos para reconhecer o papel importante que a Igreja teve na definição dos Livros Sagrados. Da parte da Igreja Católica, é preciso humildade para colocar-se sempre numa atitude de submissão a Palavra de Deus revelada e escrita.
    Espera-se que as Igrejas das mais diversas tradições não se resumam a meras instituições que colocam o “poder” ou o “ter” acima de tudo, mas que sejam servas humildes que escutam “o que o Espírito diz” (Ap 2,7). 

    ******************
    Lúcio Rufino Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário