Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de junho de 2018

QUARTA CENA: OS TRABALHADORES DA VINHA


PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Saindo outra vez, perto da hora sexta (horaékete) e nona, fez o mesmo (Mt 20,1.4-5).
A parábola dos trabalhadores enviados à vinha deixa claro que cada um dos contratados para assumir o trabalho teve sua hora de ser convocado. Alguns foram chamados ao meio-dia. Considerado que o dia para o judeu tinha doze horas (Jo 11,9), podemos afirmar que aqueles que foram contratados ao meio-dia, se incluíam no grupo daqueles que já não tinham mais esperança de encontrar um trabalho. No entanto, uma surpresa, o contratante (pai) encontra-os e envia-os para a labuta.
Esta parábola nos ensina que o meio-dia da nossa vida pode ser a hora em que Deus vem ao nosso encontro para nos comprometermos com o seu Reino. O encontro com Ele, no meio-dia da nossa existência, exige que saiamos da nossa “praça do comodismo” para colocar-se a disposição da missão que nos é confiada.

*******************
Lúcio Rufino Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário