Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de junho de 2018

SÉTIMA CENA: VISÃO DE PEDRO


E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta(horan éketen). E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos. E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra (At 10,9-10).
O meio-dia era a hora que todo piedoso judeu fazia sua oração. Pedro, estando em oração, tem uma extraordinária experiência espiritual: “viu o céu aberto”. O conteúdo da revelação que Pedro teve era revolucionário. Deus mostra a Pedro que também os pagãos são destinatários da salvação. O convite feito a Pedro para comer os alimentos (At 10,13) se tratava de acolher os gentios na comunidade cristã sem obrigá-los ao cumprimento das leis judaicas. Através dessa revelação, Pedro muda seu pensamento em relação aos povos que não eram Judeus, pois Deus lhe mostrara que “a nenhum homem se deve chamar de profano e impuro” (At 10,28).
Na experiência de Pedro, o meio-dia é rico de significado. É a hora que se dar a comunicação de Deus com o homem. A oração é o canal que possibilita o conhecimento dos desígnios divinos. O céu se abre quando voltamos nossa mente e coração para Deus. Ao contemplarmos as realidades celestes somos convidados a repensar sobre nosso modo de se relacionar com os irmãos. O meio-dia torna-se a hora da transformação da nossa maneira de pensar e agir.
Quem faz a experiência orante, no meio-dia de sua vida, passa a compreender como Pedro que “Deus não faz acepção de pessoas, mas que, em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça, lhe é agradável” (At 10,34). A hora do meio-dia torna-se o tempo propicio da descoberta da verdadeira face de um Deus que acolhe no seu plano de salvação todo aquele que o busca de coração sincero.
As cenas bíblicas mencionadas e comentadas nos permite compreender que o meio-dia não se refere simplesmente a um tempo cronológico, mas é carregado de um significado teológico espiritual. O meio-dia não é somente a hora mais quente do dia, mas a hora em que o coração do homem é aquecido pela luz divina, proporcionando-lhe uma transformação em sua vida.

*******************
Lúcio Rufino Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário